segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os Templários



A Ordem dos Cavaleiros Pobres do Templo de Salomão, mais conhecida como Templários, foi fundada em 1119 por Hughes de Payens e Geoffroi de Saint-Omer, dois nobres que renunciaram a todos os seus bens para viver na pobreza e servir a Deus como cônegos comuns. Começaram seu trabalho protegendo os peregrinos que se dirigiam a Terra Santa, para visitar o Santo Sepulcro, os quais eram atacados no caminho pelos sarracenos. Depois, os Templários se tornaram banqueiros e agentes de crédito na Europa medieval e, por isso, foram grandes aliados de reis e papas, desempenhando um papel fundamental nas Cruzadas.
Por serem a maior, mais rica e mais temida das ordens militares, os Cavaleiros Templários atraíram admiração, desconfiança e inveja.
Neste mesmo ano (1118), certos nobres devotos e tementes a Deus, pertencentes à categoria dos cavaleiros, dedicados ao senhor, manifestaram o desejo de viver perpetuamente na pobreza, na castidade e na obediência. Nas mãos do patriarca, prestaram juramento de servir a Deus como cônegos comuns. Os principais e mais ilustres desses homens era o venerável Hugues de Payens e Geoffroi de Saint-Omer. Como eles não possuíam uma igreja nem residência fixa, o rei concedeu-lhes um local de moradia temporária em seu próprio palácio, no lado norte do Templo do Senhor. Sob certas condições específicas, os cônegos do Templo do Senhor também lhes davam um bloco pertencente aos cônegos, perto do mesmo palácio onde a nova ordem podia exercer os deveres de sua religião. (TIRO, 1976, p. 524-5).

De forma resumida, este seria um histórico sobre os Cavaleiros Da Ordem do Templo de Salomão ou, como trataremos a partir de agora, os Templários. No entanto, como a fascinante história desta poderosa Ordem não pode ser resumida de forma tão simplória.
            Por volta de 1119, Balduíno de Le Bourg e Warmund de Picquigny, respectivamente rei e patriarca de Jerusalém, aprovaram a proposta de Hugo de Payns, de Godofredo de Saint – Omer e de outros oito cavaleiros sobre a organização de uma comunidade de cavaleiros que seguiria a Regra de uma ordem religiosa, bem como a proteção dos peregrinos. A Regra que tinham em mente era a de Agostinho de Hipona, seguida pelos cônegos da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
Eles fizeram votos de pobreza, de castidade e de obediência perante o Patriarca de Jerusalém e passaram a se chamar “Os Pobres Soldados de Jesus Cristoque, de início, não usavam hábito, mas sim suas roupas de profissão secular. A eles foi garantida uma renda que lhes permitisse sobreviver além de outros benefícios, tais como sua instalação na Mesquita de al-Aqsa, que marcou o momento a partir do qual começaram a ser conhecidos como os Cavaleiros do Templo, Templários ou simplesmente o Templo.

Blogs Educativos





Taberna da História

Rede Histórica

Contador